No nosso dia a dia, ensinamos famílias e crianças com disfunção sensorial a perceber sua necessidade de investir em auto regulação, isto é, manter mente e corpo organizados diante das informações sensoriais recebidas do ambiente ou do próprio corpo através de estratégias sensoriais, que basicamente envolvem o brincar como atividade principal. E o que fazer quando a adolescência e vida adulta chegam, e brincar em um playground para se regular não faz mais sentido?
Aqui vão algumas dicas práticas de estratégias de auto regulação para adolescentes
🙋 Use um co-regulador, ele pode ser fundamental. Co-regulador é uma pessoa de confiança que ajudará o adolescente a colocar em prática as atividades calmantes, ou apenas permanecer calmo ao seu lado.
O adolescente pode combinar um sinal discreto com seus pais ou professores quando percebe que precisa de estratégias sensoriais para auto regulação.
🍃 Quando são necessárias estratégias para permanecer calmo, algumas dessas atividades podem ajudar: uso de mochilas ponderadas ou almofadas de colo, uso de atividades com peso - carregar peso, empurrar peso, fazer flexões, alimentos mastigáveis - gomas, chicletes, exercícios curtos de ioga ou respiração, uso de uma rede de balanço em casa.
🚨 Para sentir-se mais alerta, o adolescente poderá: dançar uma música ou fazer um exercício animado, comer alimentos crocantes, beber uma bebida gelada, sair ao ar livre por alguns minutos.
É importante que o adolescente com disfunção sensorial converse com seu TO para que sejam pensadas estratégias específicas de acordo com sua necessidade.
Jaqueline Izabela Mendes Machado
Terapeuta Ocupacional da ARCO ÍRIS
Rua Maranhão, 1118, Água Verde - Curitiba/PR